top of page

Carazinho observa aumento no atendimento relacionados à Covid-19

Depois de registrar uma diminuição significativa de casos de Covid-19 na reta final de 2021, o relaxamento de alguns dos hábitos de higienização e distanciamento adotados no último ano, somado as festividades de Natal e Ano Novo, podem estar gerando reflexos no que se refere ao aumento gradual da procura por atendimentos e até mesmo de novos casos em Carazinho. No mais recente boletim divulgado pela Secretaria da Saúde, no dia 3 de janeiro, o município registrou 49 casos em 72h. No dia 24 de dezembro, o boletim apontava apenas 5 casos novos em 48h.


Em entrevista à Rádio Diário AM 780, a secretária da saúde, Anelise Almeida, confirmou o cenário. Conforme ela, estava no planejamento da pasta, inclusive, desmontar a tenda Covid-19 localizada na UPA, mas isso não será possível neste momento.


Anelise destacou que quando existe suspeita da nova variante é solicitada a genotipagem junto ao LACEN-RS, mas nenhum dos que foram solicitados teve confirmação. Existe chance de pessoas assintomáticas estarem contaminadas. Conforme a secretária, é comum pessoas realizarem exames porque tem intenção de viajar ou que recém retornaram de viagem, estarem sem qualquer sintoma e descobrirem que estão com Covid-19.


Nas últimas semanas de 2021, a média de atendimento na tenda variava entre 20 e 30. Nesta semana foram atendidas 90 pessoas em um único dia. Obviamente nem todos acabam confirmando Covid-19, mas Anelise alerta que também está em circulação o vírus da Influenza, que possui mais de 130 subtipos e que também precisa de atenção.




Fonte: Diário da Manhã

bottom of page