top of page

Colorado completa 56 anos de emancipação político-administrativa

Colonizado por descendentes de imigrantes italianos, em sua maioria, e alemães, o Município de Colorado localiza-se no Planalto Meridional do RS e na microrregião Colonial do Alto Jacuí, com uma área territorial de 286, 18 km² representando 0.1064% do Estado, 0.0508% da Região e 0.0034% de todo território brasileiro. Limita-se ao norte com Carazinho e Saldanha Marinho, ao Sul com Selbach e Tapera, a Oeste com Ibirubá e a Leste com Não-Me-Toque.

A rede hidrográfica pertence à bacia do Jacuí e os principais rios são: Arroio Grande e Colorado.

Predominam em Colorado os solos profundos, suscetíveis à erosão, bem drenados e ácidos com elevados teores de alumínio. Ocorrem também, solos minerais, de boa fertilidade natural e contendo cristais de hematita (ferro), aparecem ainda, solos moderadamente drenados, ácidos e com elevados teores minerais primários.

Possui clima temperado e a floresta subtropical com araucária que recobria o território de Colorado está, atualmente, ocupado por lavouras mecanizadas com diversas culturas.

Município essencialmente agrícola tem como base econômica a produção primária, a partir do cultivo da soja, trigo, milho, cevada, seguidos da pecuária, suinocultura e a bacia leiteira, e estando em fase inicial a piscicultura, avicultura e a apicultura. As propriedades caracterizam-se por ser em sua maioria auto-sustentável, centralizadas em pequenos e médios produtores de grãos. Mesmo com uma produção diversificada a Soja é produzida em maior escala.

A religião com maior número de fiéis é a católica, e predomina na vida social do município com seus eventos religiosos (festas, novenas, tríduos e procissões) contando com grande número de capelas, oratórios, capitéis e grutas.

Colorado é um Município de porte pequeno, conforme classificação que consta na PNAS/2004. No ano de 2010, segundo dados do IBGE, a população era de 3.550.

Conta com um Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de 0,817, sendo o Índice de Exclusão Social de 0,562, de Desigualdade de 0,104 e de Emprego Formal de 0,107.


Informações: site da Prefeitura de Colorado




bottom of page