Como funciona o sistema de desligamento linha a linha da Stara?

#PortalEstaEmTudo


As plantadeiras da Stara contam com tecnologias de ponta que trazem os melhores resultados para sua lavoura. Uma dessas tecnologias é o Sistema de Desligamento Linha a Linha que evita o desperdício de sementes e aumenta a produtividade nas áreas onde haveria o transpasse. Esse sistema desliga automaticamente as linhas de plantio no exato momento em que o controlador Topper 5500 detecta uma área onde o plantio foi realizado anteriormente.


A informação da área onde já foi realizado o plantio é obtida através do envio da posição do conjunto que trabalha numa frequência de 20 Hz, ou seja, a Correção de Sinal da Stara e o Topper 5500 recebem vinte informações por segundo sobre sua localização. Tudo isso, interfere diretamente na qualidade do desligamento da linha de plantio. Uma boa aferição e calibração do sistema é essencial para o bom funcionamento da tecnologia.


Já o mecanismo que realiza a ação do desligamento da linha, trata-se de uma palheta localizada dentro da câmara dosadora entre o disco e o tubo condutor. Essa palheta funciona com um sistema abre/fecha acionado por um servo motor, simples e de fácil manutenção.


O Desligamento Linha a Linha elimina a sobreposição das linhas de plantio, principalmente em áreas de arremate e bordaduras. Também proporciona uma economia média de sementes de 5,03%, eliminando a competição entre as plantas e aumentando a produtividade.


A tecnologia está embarcada nas plantadeiras Absoluta e Estrela, e como opcional nas plantadeiras Princesa e Cinderela.