Confirmado o primeiro caso de covid-19 em Tio Hugo

#PortalEstáemTudo


O paciente de Tio Hugo que fez exames no Hospital de Clínicas em Passo Fundo com problemas respiratórios testou positivo para a Covid-19. O resultado do teste foi expedido no boletim diário desta quarta-feira (15) pela Secretaria Estadual de Saúde. A partir de agora a Secretaria de Saúde de Tio Hugo, juntamente com a Vigilância Sanitária Municipal, intensificará o processo de monitoramento contínuo das pessoas que integram a família e que tiveram contato com esse paciente.


Conforme divulgado no início desta semana, quando foi notificado o caso suspeito, a secretaria de Saúde orientou o isolamento dos familiares desse paciente, assim como está sendo determinado o isolamento domiciliar de qualquer pessoa que apresente sintomas compatíveis com o novo coronavírus no município. Essa medida segue os protocolos das autoridades sanitárias, com o objetivo de impedir a transmissão do vírus entre a comunidade. PREVENÇÃO!!

Trabalho preventivo para reduzir o número de casos:

A secretária de Saúde de Tio Hugo explica que medidas preventivas são adotadas desde março, com iniciativas que buscam minimizar a transmissão do novo coronavírus no município. “Com a confirmação deste primeiro caso aqui, passamos a intensificar os trabalhos de mapeamento e monitoramento de casos suspeitos, bem como das pessoas que tiveram contato direto com o paciente. O isolamento domiciliar é fundamental para que não haja a ampla disseminação do vírus, e as pessoas precisam estar cientes disso. Se estiver com algum sintoma gripal, mesmo que leve, tome cuidado e fique em casa o máximo que puder”, enfatizou a secretária.

A equipe de profissionais da secretaria de Saúde está preparada para enfrentar essa pandemia. No entanto, para que os resultados sejam satisfatórios, com poucas pessoas contaminadas, é necessário que a população faça a sua parte. Evite aglomerações. Só saia de casa em momentos de necessidade, e quando sair, tome os devidos cuidados; Faça a constante higienização das mãos, lavando-as com água e sabão ou passando álcool em gel. Mantenha o distanciamento mínimo de 2 metros para demais pessoas.

O novo coronavírus circula por todo o estado do Rio Grande do Sul. E além do esforço das autoridades de saúde para combater a sua transmissão, é vital a conscientização da sociedade. Portanto faça a sua parte.

A secretaria de Saúde de Tio Hugo está a disposição para maiores informações pelo fone 3338-9210.




Fonte: Ascom Prefeitura Tio Hugo