top of page

Coprel: mantenha os dados atualizados na sua cooperativa de energia

A ação de se comunicar com o cooperante de forma constante, repassando informações sobre a cooperativa de maneira clara e objetiva é uma prioridade para a Coprel. E para que a cooperativa mantenha este contato próximo e repasse uma comunicação clara e objetiva, é importante que o cooperante mantenha os seus principais dados atualizados com a Coprel. São eles:


- Nome completo do titular;

- CPF ou CNPJ;

- Endereço da unidade consumidora (para envio de correspondências);

- Número do bloco de produtor rural ativo;

- Telefone celular;

- E e-mail.


O cooperante que possui bloco de produtor, com a Inscrição Estadual Ativa, tem direito a uma alíquota reduzida de ICMS sobre os primeiros 100 kWh consumidos. O valor do imposto é de 12%, enquanto que nas demais classes consumidoras o percentual é de 30%. Sobre todo o consumo acima dos 100 kWh, o imposto não é cobrado.


O ICMS é o Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços, conforme Lei 8.820/89, cobrado nas faturas de energia e repassado integralmente ao Estado. Com movimentações no bloco, automaticamente a Secretaria da Fazenda (Sefaz) envia as informações para a cooperativa, que não precisa realizar a cobrança do imposto na fatura para todo o consumo a partir de 100 kWh.


Também é importante comunicar à Coprel se houve alterações na atividade exercida na propriedade rural. Assim, a cooperativa aplica a tarifa adequada, conforme a classificação da ANEEL.


Com os dados atualizados, o cooperante fica por dentro de tudo o que acontece na cooperativa: reuniões, capacitações, investimentos, avisos de desligamentos programados de energia, informações sobre os direitos e deveres, economia e segurança, além de receber comunicados via SMS.


Para atualizar os dados entre em contato com o Discoprel pelo WhatsApp: 0800 701 3196, redes sociais Facebook ou Instagram, ou via ligação telefônica gratuita: 116, 0800 051 3196, 0800 701 3196 ou 0800 116 0116.




Fonte: Coprel

bottom of page