top of page

Cotrijal participa da Assembleia de fundação de Cooperativa Escolar Coopemax


Reforçar os princípios cooperativistas nas comunidades em que está presente é foco de atenção permanente na Cotrijal. No dia 26 de novembro, a cooperativa participou da assembleia de fundação da segunda cooperativa escolar de Victor Graeff, a Coopemax, criada por estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental Leonel de Moura Brizola.


O gerente da Unidade de Negócios de Victor Graeff, José Fernando Kayser, acompanhou a programação. Esta é a segunda cooperativa escolar do município. A primeira, a Coounitra, da EMEF Marcílio Dias, de São José da Glória, é uma das mais antigas do estado e pioneira na região.


Em setembro, os alunos integrantes da Coopemax visitaram a sede da Cotrijal, em Não-Me-Toque. Recepcionados pela direção, vieram em busca de informações sobre o processo assemblear e referências sobre o trabalho da cooperativa. Na oportunidade, o vice-presidente, Enio Schroeder, parabenizou a direção, professores e alunos da escola pela iniciativa e reforçou que a Cotrijal tem apoiado as cooperativas escolares da região.


As Cooperativas Escolares na região são uma iniciativa de caráter educativo promovida pelo Sicredi. São formadas pela união voluntária de crianças ou adolescentes, que realizam atividades sociais, econômicas e culturais de acordo com seus objetivos comuns, no contraturno escolar, sem fins lucrativos. É um movimento de muitos alunos que acreditam no cooperativismo como uma possibilidade de transformar suas Comunidades.


Compõe a nova diretoria os seguintes alunos: Yasmin Eduarda Schons (presidente); Taysa Bach Mattge (vice-presidente); Ana Vitória Borowsky (1ª secretária); Eduarda Hehn Hofstaetter (2ª secretária); Graziéli Markmann (1ª tesoureira); Fernanda Lana Schroeder (2ª tesoureira); Mateus Lodi (Diretor de pesquisa); Lara Kuhn (diretora de Comunicação) e Pedro Henrique Goellner (diretor de Educação Cooperativa). A cooperativa também contará com os seguintes Conselheiros Fiscais: Gustavo Abel Berwig, Priscila Dahse e Bruno Henrique Scheffel (efetivos) e Antônio Carlos Dahn, Luis Antônio Vieira e Vítor Samuel Wentz (suplentes).


A presidente da Coopemax, Yasmin Schons, destacou a experiência vivida pelos alunos durante o ano. “Esse dia é muito especial pois esperamos o ano todo pela nossa assembleia de fundação. Foi um ano de muito trabalho e esforço e agora vamos dar continuidade ao aprendizado que estamos tendo na nossa Cooperativa”, frisou.


Para a diretora da EMEF Leonel de Moura Brizola, Isabel Marquetti, a cooperativa escolar irá contribuir com o desenvolvimento dos estudantes. “Nossa cooperativa escolar vem agregar muitos ao conhecimento dos nossos alunos fazendo a diferença na vida deles enquanto cidadãos participativos da nossa sociedade”, relatou.



Fonte: Assessoria de Imprensa e Marketing da Cotrijal, com informações da Sicredi Cooperação RS/SC

bottom of page