top of page

Cotrijal premia produtores de Igrejinha pela qualidade do leite


ree

Sempre atenta às necessidades do produtor, a Cotrijal promoveu um concurso de qualidade para os produtores de leite da Unidade de Igrejinha – Coqueiros do Sul. O programa, 'Produzindo Leite com Qualidade', iniciou em julho deste ano, envolvendo 29 produtores, com palestras e informações direcionadas para melhorar a qualidade do leite através de boas práticas de manejo.


Na noite de terça-feira, 5/11, durante o encerramento das atividades do concurso, o gerente de Produção Animal, Renne Granato, palestrou falando sobre o uso de tecnologias na pecuária leiteira e Leite 4.0, as mudanças que impactam para o produto. Além disso, duas propriedades foram premiadas. Márcio e Adriane Winter se destacaram na categoria Contagem de Células Somáticas, com o resultado médio de 183 CCS. Já na categoria Contagem Por Placa (também conhecida como contagem bacteriana), Alexandre e Vivian Nothen chegaram a 9 mil CPP e venceram o desafio.


Os casais ganharam duas diárias para se hospedar no Hotel Tirolesa, em Piratuba. “É um incentivo para os produtores de leite, uma forma de valorizar quem está na atividade. A cooperativa tem o compromisso com informações de qualidade, tecnologias e assistência técnica de ponta nos 365 dias do ano”, destacou o gerente da Unidade de Negócios de Igrejinha, Leandro Pires.


“O investimento em qualidade vai garantir maior produtividade e, consequentemente, melhor renda. Estando fora destes parâmetros de contagem de células somáticas e contagem por placa, o produtor pode perder até dois litros de leite/vaca/dia”, acrescentou.


Dados apurados


Para avaliar os competidores e definir os vencedores, a Cotrijal realizou uma média geométrica a partir de seis coletas de análise de leite direto do tanque, nos meses de julho, agosto e setembro. As análises foram feitas pelo laboratório da UPF.


“O Ministério da Agricultura estipulou novas normas com relação a qualidade do leite. Por isso, as palestras e informações também foram oportunidades de sanar dúvidas. Felizmente, todos os produtores ficaram com as análises dentro do preconizado pelas novas exigências normativas, o que mostra o comprometimento do produtor”, apontou o veterinário da Cotrijal de Igrejinha, Marcos Rovani.


Finalizado o programa 'Produzindo Leite com Qualidade', cada propriedade vai receber uma apostila com os seus resultados, análises e orientações técnicas.


Aperfeiçoamento constante


Em 2018, a Unidade de Igrejinha já realizou a atividade 'Clube da Terneira', também com foco de aperfeiçoamento. “Para o próximo ano vamos pensar em um tema novo para ser explorado e ampliado com os produtores”, indicou Leandro Pires.





Fonte: Assessoria de Imprensa da Cotrijal

Comentários


image.png
bottom of page