Câmara encaminha Moção de Repúdio contra os preços pagos pelo leite
- Jornalismo Portal NMT

- 17 de dez. de 2018
- 1 min de leitura
@AscomCâmaraNMT

A Câmara de Vereadores de Não-Me-Toque protocolou nesta quinta-feira (13), uma Moção de Repúdio ao Ministro da Agricultura, Blairo Borges Maggi contra os baixos preços pagos pelo leite interno e a permissão de importar leite em pó de outros países.
A Moção nº 015/18 teve como iniciativa o Vereador Everaldo Quadros de Moura e foi assinada pelos demais Vereadores: Alberto Maurer - Betinho, Carlos Alberto Bacher – Betão, Charles Manolo de Morais, Cláudio Trentin - Kraus, José Gilberto Fritzen - Beto, Maiquel Delano Silva, Marina Fátima Trennepohl Crestani - Neca e Paulo Rodrigues – Paulão.
Os produtores de leite não conseguem se manter com o preço pago pelo litro de leite diante da clara monopolização do setor. São necessárias ações urgentes para proteger a produção da agricultura familiar, com medidas que garantem um preço justo. Além do preço baixo e com os valores dos insumos aumentando significativamente nos últimos anos, motivo que deixa a atividade inviável, assim os produtores estão deixando o campo e desistindo da atividade leiteira, tendo como consequências o êxodo rural, desemprego e a diminuição do retorno de impostos ao município. O principal motivo da queda do preço do leite foi a importação de leite em pó, só esse ano entrou no país aproximadamente 90.000 toneladas, principalmente da Argentina e Uruguai, com 53,2% e 38,00% respectivamente, ou seja, mais de 90% do total. Essa quantidade equivale a 64 dias de produção em todo o Estado do Rio Grande do Sul. Só no mês de outubro em relação a setembro desse ano a importação mais que dobrou, e em relação a outubro desse ano com outubro do ano passado quase triplicou.





















Comentários