top of page

Dra. Carlene Kok: diminuir o consumo de sal faz bem para saúde vascular


A hipertensão arterial, conhecida também como pressão alta, é a mais frequente das doenças cardiovasculares no Brasil. A doença silenciosa e assintomática, na maioria da vezes, é um dos principais fatores de risco para complicações como acidente vascular cerebral (AVC) e infarto agudo do miocárdio.


Cuidar e prevenir a hipertensão é uma das prioridades hoje em dia. Nesta semana, é lembrado o Dia de Combate e Prevenção à Hipertensão Arterial, por isso, vamos abordar o assunto durante a semana.


Embora vários fatores sejam apontadas como as causas da pressão alta, cuidar a alimentação é fundamental. A primeira coisa a se fazer para prevenir a doença é diminuir o sal e ficar atento ao sódio contido em outros alimentos, principalmente, nos industrializados, que têm altas concentrações do mineral.


Uma dica que deixo para vocês é fazer uma mistura de ervas, chamada de "sal" de ervas: alecrim, sálvia, manjerona, manjericão e orégano. Misture tudo e guarde em um pote, se possível, de vidro. Na hora de preparar sua comida, substitua o sal pelas ervas. Outras opções interessantes para dar sabor são especiarias como cúrcuma, cominho e páprica.


O consumo de sal é excessivo por cerca de 70% da população e mais de 90% dos adultos e adolescentes que moram em áreas urbanas ultrapassam o limite diário recomendado. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) a orientação é para que a ingestão seja de menos de menos de 2 gramas de sódio por dia.


No próximo post vou falar mais sobre os riscos da hipertensão e deixar outras dicas para a prevenção!


Mais informações no Centro Clínico em Não-Me-Toque, com a Dra. Carlene Kok. Telefone para contato 54 3332 1055.


bottom of page