top of page

Em coletiva de imprensa, Hospital Notre Dame anuncia o fechamento do bloco cirúrgico e internações


O Hospital Notre Dame Júlia Billiart anunciou na manhã desta sexta-feira (08), em coletiva de imprensa, o fechamento do bloco cirúrgico e internações hospitalares.


De acordo com as Irmãs Cristina Backes, diretora da Área da Saúde Congregação das irmãs Notre Dame e a Irmã Maria Helena Rovani, diretora Administrativa da Congregação, "o município de Não-Me-Toque, pela sua densidade demográfica, com uma população de 18 mil habitantes não comporta dois hospitais". O Hospital, nos últimos anos, vem trabalhando com déficit. Segundo as Irmãs, o Hospital tem um custo anual de R$25 milhões, o que inviabiliza a continuidade dos serviços de internação e cirurgia.


Com o fechamento das alas, um remanejamento de pessoal já está sendo realizado pela coordenação. Atualmente, o Hospital conta com 65 funcionários. A expectativa para os próximos meses, que esse quadro seja reduzido para 30 a 40 pessoas.


A partir desse anúncio, o então Hospital agora passará a ser um Centro de Especialidades e Diagnósticos Júlia Billiart, uma nova referência em saúde para a região de Não-Me-Toque. Alguns serviços já estão sendo divulgados, como:


- consultas com especialidades: clínico geral, dermatologista, otorrinolaringologista, oftalmologista, obstetra e ginecologista, ortopedista, psiquiatra, urulogista, fonoaudióloga e nutricionista.


- laboratório de análises clínicas: exames laboratoriais, teste toxicológico e teste de Covid-19.


- clínica de fisioterapia: treinamento funcional com fita, fisioterapia da articulação temporomandibular, fisioterapia ortopédica e traumatológica, fisioterapia neurológica, kinesiology tape (bandagem), fisioterapia respiratória, mobilização neural, mulligan, reiki, osteopatia, acupuntura, agulhamento seco e auriculoterapia.


- diagnóstico por imagem: biopsia guiada por ultrassom, eletrocardiografia, radiologia, ultrassonografia, tomografia, teste ergométrico e ecodopler.


- pequenos procedimentos: vasectomia, sangria, retirada de nevos sinais, nódulos, cistos, procedimentos oftalmológicos, retirada de pontos, drenagem de abcesso glândula de bartholin, gastronomia e jejuno e duodenal, curativos, varicocele, suturas, desbridamento de feridas, troca de sondas folley e lavagem de ouvido.


A coletiva de imprensa também contou com a participação do Coordenador de Marketing e Comunicação da Rede Notre Dame, Erni da Rosa.


Em 2023, a Congregação Notre Dame completará 100 anos, em Não-Me-Toque.





bottom of page