Grazmec: Fatores de qualidade das sementes
- Jornalismo Portal NMT

- 10 de set. de 2021
- 2 min de leitura
O tempo de plantio é, sem dúvidas, um dos mais importantes e trabalhosos em uma propriedade. A eficiência durante esse processo é capaz de influenciar em praticamente todos os estágios da população e aumentar consideravelmente a produtividade do cultivo. Nesse estágio lembramos da qualidade da semente, termo tão importante para a produtividade no campo, mas ainda considerado em segundo plano dentro de algumas propriedades.
Mas, como saber se minha semente atinge os padrões essenciais de qualidade?
Existem 4 fatores que são primordiais para definir a qualidade da semente: o fisiológico, referente à capacidade da semente germinação e vigor; o genético referente a padronização do cultivo; o sanitário, referente ao nível de pureza para uma semeadura livre de plantas daninhas e patógenos; e o físico, referente à qualidade física da semente.
Além disso, outros atributos contribuem para a definição de padrões para escolha das sementes e para sua melhoria. A semente que apresenta altos níveis de pureza, sanidade, germinação e vigor, após uma análise técnica, são ideias para o plantio, pois tem maior viabilidade e resistência ao ser submetida a situações extremas.
Sementes vigorosas podem resistir a condições adversas como veranicos, frentes frias e assoreamento, pois geralmente emergem de forma mais rápida e uniforme.
Para atingir os melhores resultados com a lavoura, é preciso investir em boas sementes e no manejo apropriado. Além do investimento no preparo do solo e na semeadura, o tratamento de sementes é um grande diferencial, pois possibilita a cobertura homogênea das sementes protegendo-as de doenças.
Por isso, vale considerar algumas dicas para que você possa otimizar o processo germinativo das sementes e desenvolver a população de maneira uniforme e de alto desempenho:
>> Adquira sementes que atinjam altos padrões de qualidade de cultivares, ideais para a sua região;
>> Realize controle de plantas daninhas;
>> Faça a regulagem correta do equipamento utilizado no plantio;
>> Invista em tratamento de semente;
>> Utilize a velocidade adequada no momento da semeadura.
O investimento no melhoramento da semente é primordial para quem quer aumentar a produtividade em sua lavoura.





















Comentários