Grazmec: Sementes de alta qualidade, como conseguir?
- Jornalismo Portal NMT

- 26 de ago. de 2021
- 1 min de leitura
O sucesso de uma lavoura depende de diversos fatores, mas, sem dúvida, o mais importante deles é a utilização de sementes de qualidade, que gerem plantas de elevado vigor e desempenho superior.
Mas, como saber a qualidade da semente? Que parâmetros ou atributos são necessários para determinar esta qualidade?
Em um primeiro momento é importante conhecer quatro atributos de determinam a qualidade de uma semente:
1. Atributo fisiológico: Refere-se à capacidade da semente em desempenhar funções vitais, caracterizada pela germinação, vigor e longevidade, as quais afetam diretamente a implantação da cultura.
2. Atributo genético: uma semente de qualidade deve ser geneticamente pura, padronizando o cultivo que se deseja semear, sem misturas varietais.
3. Atributo sanitário: A semente deve apresentar um bom nível de pureza, possibilitando uma semeadura livre de plantas daninhas e de patógenos, sejam eles fungos, vírus, nematoides ou bactérias.
4. Atributo físico: Refere-se à qualidade física da semente que envolve pureza, umidade, danos mecânicos, peso, aparência.
Esses atributos devem ser atrelados a outros fatores como um bom armazenamento, controle e acompanhamento técnico das semente, além de um bom tratamento.
O tratamento configura-se como forma eficaz de proteção das sementes ainda no pré-plantio, garantindo o melhor estabelecimento da população de plantas por controlar patógenos transmitidos pelas sementes, diminuindo a chance de perdas no plantio.





















Comentários