Grazmec: Você sabe a importância do tratamento de sementes nas lavouras de soja e milho?
- Jornalismo Portal NMT

- 14 de set. de 2021
- 2 min de leitura
O tratamento de sementes é um dos principais processos do pré-plantio e cultivo das plantas de soja e milho. Essa técnica assegura um bom estabelecimento da lavoura e, consequentemente, um alto potencial produtivo.
Segundo estudos, a perda em rendimento de uma semente não tratada pode variar entre 10 e 40%, o que impacta negativamente aos produtores.
Atualmente estamos dando no Brasil os primeiros passos do plantio de soja e milho, cultivos de verão, e o tratamento de sementes vem sendo um dos grandes investimentos dos produtores para garantir mais qualidade e produtividade na lavoura.
Veja algumas dicas para realizar o tratamento de sementes de forma adequada:
1. O primeiro passo é a escolha de uma semente certificada e de alta qualidade – ficar atento a procedência, forma de armazenamento e transbordo adequado das sementes compradas é essencial para ter sementes de mais eficiência, sem problemas para a germinação;
2. Proteja o potencial genético das sementes - neste momento que entra em ação o bom tratamento, capaz de evitar danos provocados por pragas e doenças nas sementes e plântulas, aumentando o rendimento da cultura;
3. Como tratar as sementes - a semente de milho híbrido é tratada com fungicidas diretamente nas empresas fornecedoras de sementes, já a soja pode ser feita “on farm”, com o auxílio de máquinas específicas dentro das propriedades, ou por meio do Tratamento Industrial das Sementes, realizado pelas sementeiras.
O tratamento além de proteger as sementes de pragas e doenças, também possibilita a aplicação de bactérias fixadoras de nitrogênio e polímeros que melhoram a plantabilidade e reduzem a presença de falhas na lavoura.
4. Benefícios do tratamento de sementes - o tratamento é uma das medidas fitossanitárias mais eficientes nas lavouras de soja e milho. Esta prática ajuda a eliminar ou reduzir a pressão de pragas e doenças em sementes e plântulas, e também impedir a entrada de patógenos;
Seja o tratamento de sementes “on farm” e industrial ambos trazem grandes vantagens a lavoura. O tratamento “On farm” apresenta custo relativamente menor, comparado ao TSI, e possui recomendação de produtos personalizada de acordo com a necessidade das sementes e da área de cultivo. O TSI, por sua vez, garante menor risco de intoxicação dos operadores, maior precisão no volume de calda utilizado para o tratamento das sementes, maior rendimento por hora e melhor cobertura da semente com o produto químico.
A Grazmec é especialista na produção de equipamentos para o tratamento de sementes “on farm” e industrial, com máquinas de alta tecnologia e eficiência para garantir uma semente mais adequada para um plantio de maior potencial germinativo.





















Comentários