top of page

Hospitais Notre Dame: Diagnóstico correto é o maior aliado no tratamento da lombalgia



Lombalgia não é um diagnóstico, mas um sintoma. Por isso, deve ser pesquisada a sua origem, que pode ser na coluna – como resultado de doenças degenerativas, inflamatórias, infecciosas ou traumáticas -, irradiada do quadril ou, também, de doenças de órgãos internos, como rim e pâncreas. Além disso, a dor pode ser muscular, como nas contraturas, ou das síndromes miofascial e neurológica, como nas compressões de raízes nervosas.


As duas principais ferramentas para o diagnóstico são a anamnese e o exame físico. Exames de imagem, como Raio-X, tomografia e ressonância, também podem ser necessários. A partir disso, os resultados devem ser sempre avaliados em conjunto com os sintomas apresentados.


A lombalgia ou dor nas costas, por exemplo, quando inicia antes dos 45 anos e tem duração de meses, com rigidez na coluna associada, pode ser um sintoma de espondilite – um reumatismo inflamatório que pode levar a deformidades e imobilidade de coluna, caso não seja tratado.


Há outros sinais de alerta que podem indicar doenças mais graves, tais como febre, perda de peso, dor durante a noite, uso de corticoide e histórico de câncer. O tratamento dependerá da causa e, por isso, é necessário ter o diagnóstico correto. A partir disso, são utilizados analgésicos, relaxantes musculares, anti-inflamatórios e moduladores da dor.


O paciente deve ter muito cuidado com a automedicação. Tanto para a melhora quanto para a prevenção das dores, a correção postural, a reabilitação com fisioterapia, os alongamentos e a atividade física orientada são importantes auxiliares.


Cabe salientar, ainda, que o tratamento da dor nas costas não é sinônimo de procedimento cirúrgico. Há várias opções medicamentosas disponíveis, que, combinadas à reabilitação, promovem melhoras em muitos pacientes. Contudo, não existe fórmula mágica: o tratamento precisa de comprometimento e dedicação.


Por Afonso Papke

Reumatologista e membro do corpo clínico do Hospital Notre Dame São Sebastião

bottom of page