Hospitais Notre Dame: O Pulmão e a Reumatologia
- Jornalismo Portal NMT

- 8 de out. de 2020
- 1 min de leitura

Você sabia que os reumatismos podem acometer os pulmões?
A esclerose sistêmica e as miopatias inflamatórias são as principais doenças associadas a manifestações pulmonares. Artrite reumatóide, síndrome de Sjogren, lúpus e vasculites também podem acometer os pulmões.
Como pode ser esse acometimento?
Podemos ter inflamação do pulmão (pneumonite), fibrose, nódulos, alterações nos vasos sanguíneos e da circulação do pulmão. As membranas do pulmão também podem ser afetadas, com inflamação (pleurite) e acúmulo de líquido (derrame pleural).
Quais são os sintomas?
Falta de ar, cansaço, “falta de fôlego”, tosse seca ou com secreção, dor no tórax, febre. A duração dos sintomas varia conforme o tipo de acometimento.
Como é feito o diagnóstico?
Através do relato dos sintomas e do exame físico e confirmado através de exames de imagem como raio x e tomografia. Exames que como a espirometria e a difusão também são muito úteis.
Como é feito o tratamento?
Vai depender de qual a manifestação apresentada e qual doença envolvida. O acometimento pulmonar deve ser sempre levado em conta na hora da escolha pelos tratamentos da doença, já que algumas medicações podem ser mais eficazes para esse tipo de acometimento.
Como se previne?
É fundamental o controle da doença reumatológica e acompanhamento regular com o especialista. Muitas vezes contamos com o auxílio dos médicos do pulmão, os pneumologistas, para o tratamento e avaliação conjunta.
Não fumar diminui não só a chance de surgir esse acometimento como também a chance de progredir e ser mais grave.
Reumatismo é muito mais que “dor nas juntas”. Trate com um reumatologista.
Agende sua consulta no Hospital de Espumoso, com o Dr. Afonso Papke
Fone: (54) 3383 4200
Whatsapp: (54) 9 9178 0626




















Comentários