Hospitais Notre Dame: Saiba mais sobre o condiloma anal

#PortalEstáEmTudo


Também conhecidos como verrugas anais, os condilomas são pequenas protuberâncias que podem afetar a pele em torno do ânus ou o interior do canal anal.


Considerados como Doença Sexualmente Transmissível, pois é através do contato íntimo e direto que ocorre a transmissão do seu agente causador: o Papiloma Vírus Humano. Entretanto, não é necessário haver penetração para o surgimento de lesões – cujo sintoma mais comum é a coceira.


Podendo causar sangramento e, mais raramente, dor, as verrugas costumam ser percebidas pelo próprio paciente. Porém, assim como podem surgir dentro do canal anal, as lesões podem ser muito planas, passando despercebidas durante a higiene. Por isso, é de grande importância a realização periódica de exame preventivo da região anal.


Identificando os condilomas, o coloproctologista irá recomendar o tratamento mais indicado – desde a aplicação local de medicamentos, quando é diagnosticado um pequeno número de verrugas, até intervenção cirúrgica.


É importante enfatizar que, por serem lesões causadas pelo HPV, elas podem estar relacionadas à ocorrência de câncer na região anal. Além disso, quando não tratadas, podem se espalhar ou crescer.


Também vale ressaltar que, mesmo após o tratamento mais recomendável, há a possibilidade de que os condilomas ressurjam. Por isso é imprescindível a realização periódica de exames.


No que diz respeito à sua prevenção, recomenda-se o uso de preservativo durante a relação sexual.


Por Grasiela Elisa Scheffel

Cirurgiã com Pós-graduação em Coloproctologia e integrante do corpo clínico do Hospital Notre Dame São Sebastião.



Fonte: Hospitais Notre Dame


Contato Hospital Júlia Billiart

Endereço: Rua Cel. Alberto Schmidt, 515

Não-Me-Toque/RS

Tel.: (54) 3320-0100

Contato Hospital São Sebastião

Endereço: Rua Pe. Réus, 80

Espumoso/RS

Tel.: (54) 3383-4200