top of page

Hospital Beneficência Alto Jacuí: Setembro Amarelo


O Setembro Amarelo é uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio. No Brasil, foi criado em 2015 pelo CVV (Centro de Valorização da Vida), CFM (Conselho Federal de Medicina) e ABP (Associação Brasileira de Psiquiatria), com a proposta de associar à cor ao mês que marca o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio (10 de setembro).



ree

Criado em 2015, o Setembro Amarelo chega a sua 5ª edição com intuito de prevenir o suicídio no Brasil e no mundo. O suicídio é responsável por 800 mil mortes, todos os anos no planeta. Conforme a OMS (Organização Mundial da Saúde) é a segunda principal causa de morte entre jovens com idade entre 15 e 29 anos.


A pandemia do novo coronavírus (Covid-19) tem impacto direto nos quadros de doenças mentais, por conta do isolamento social e do medo da doença em si. Portanto, no mês de prevenção ao suicídio é importante que todos tenham acesso à informação clara sobre a manutenção da saúde mental.


Em 2019, OMS apontou que o ano de 2020 seria o ano em que a depressão seria a doença mais incapacitante do mundo. Portanto, manter em dia a saúde mental em tempos de tantas restrições, medos e incertezas é um verdadeiro desafio para a população em geral.


VEJA QUAIS SÃO OS SINAIS DE ALERTA DO MINISTÉRIO DA SAÚDE 


Sinais de alerta – Prevenção do suicídio


Os sinais de alerta descritos abaixo não devem ser considerados isoladamente. Não há uma “receita” para detectar seguramente quando uma pessoa está vivenciando uma crise suicida, nem se tem algum tipo de tendência suicida. Entretanto, um indivíduo em sofrimento pode dar certos sinais, que devem chamar a atenção de seus familiares e amigos próximos, sobretudo se muitos desses sinais se manifestam ao mesmo tempo.


O aparecimento ou agravamento de problemas de conduta ou de manifestações verbais durante pelo menos duas semanas.


Essas manifestações não devem ser interpretadas como ameaças nem como chantagens emocionais, mas sim como avisos de alerta para um risco real.


Preocupação com sua própria morte ou falta de esperança


As pessoas sob risco de suicídio costumam falar sobre morte e suicídio mais do que o comum, confessam se sentir sem esperanças, culpadas, com falta de autoestima e têm visão negativa de sua vida e futuro. Essas ideias podem estar expressas de forma escrita, verbal ou por meio de desenhos.


Expressão de ideias ou de intenções suicidas


Fiquem atentos para os comentários abaixo. Pode parecer óbvio, mas muitas vezes são ignorados: “Vou desaparecer.” “Vou deixar vocês em paz.” “Eu queria poder dormir e nunca mais acordar.” “É inútil tentar fazer algo para mudar, eu só quero me matar.”



Comentários


image.png
bottom of page