Lotus Contabilidade e Consultoria: Como fazer o planejamento para abertura de empresa?
O processo de abertura de empresa exige um grande planejamento. Afinal, não é algo simples de ser feito e exige atenção de profissionalismo.
Enquanto abrir uma empresa é o sonho – e a solução para a vida financeira de milhares de brasileiros, é preciso fazer isso da forma correta e iniciar as atividades empresariais de forma legal e correta.
Sem isso, não só a empresa está sujeita à multas e demais problemas, mas também pode ter seu funcionamento completamente interrompido.
Entenda como fazer um bom planejamento para abrir sua empresa e garanta dicas que vão, certamente, otimizar o seu futuro!

Processo de abertura de empresa
Não é surpresa para ninguém que o Brasil seja um país que envolve muita burocracia – e não seria diferente para abrir uma empresa.
Diversos pontos devem ser levados em conta antes de que isso seja feito, especialmente o financeiro, uma vez que é preciso investir em muito mais do que mão-de-obra, cadeiras, mesas, suprimentos em geral e aluguel.
Abaixo, estão listados alguns fatores que são essenciais para sua empresa atue de forma legal e que devem estar inclusos em seu planejamento.
Documentação
Uma empresa não registrada não pode atuar na legalidade, estando sujeito a diversos malefícios – como seu fechamento.
Para evitar isso, é preciso incluir em seu planejamento a obtenção de documentos variados, que vão desde os municipais, como inscrições e alvarás de funcionamento, de bombeiros, vigilância e mais, até outros.
Um deles, sendo um dos mais importantes, deve ser retirado na junta comercial, tendo seu CNPJ, Razão Social e demais dados em mãos.
São diversos os documentos que devem ser retirados para registrar uma empresa – e eles variam a depender da área de atuação em questão.
Por isso, saber quais são os que devem ser retirados por sua empresa e parte fundamental do planejamento para abrir qualquer negócio.
Serviços de contabilidade e taxas – Como fazer o planejamento para abertura de empresa?
Os custos iniciais de uma empresa, bem como os investimentos e taxas a serem pagas não só para tirar a documentação, mas para a manutenção de sua empresa também devem fazer parte de seu planejamento.
Uma vez que essas informações podem ser bastante complexas, é fundamental que elas sejam geridas por profissionais, sendo buscados serviços de contabilidade.
Um contador não é fundamental para a empresa apenas quando ele faz o Imposto de Renda ou quando ele organiza os custos de fim de ano – ele é um investimento essencial para qualquer empresa e delimita seu sucesso ou fracasso.
Além de gerir a contabilidade envolvida no início do negócio, bons serviços ainda promovem consultorias de qualidade, planejamentos tributários, análise de fluxos de caixa e legalização da empresa.
