top of page

Luciano Baumgardt, 20 anos de coluna social

@PolianaGlienke

ree

Na próxima quarta-feira (07), o jornalista, publicitário e colunista social, Luciano Baumgardt irá celebrar os 20 anos de Coluna Social. Para enaltecer a data, a reportagem do Portal NMT entrevistou o colunista.


Luciano Baumgardt, aos 38 anos, é formado em comunicação social pela UPF. É proprietário da Baumgardt Comunicação e Eventos; colunista social no Jornal A Folha, Revista Contato Vip e Revista Momento; membro da Federação Brasileira dos Colunistas Sociais – Febracos e membro da Associação dos Colunistas Sociais do Rio Grande do Sul – ACORS.


Confira abaixo a entrevista na íntegra:


Portal NMT: Por que escolheu a comunicação como profissão?

Luciano: Fui uma criança que adorava ver as revistas, os jornais, os programas de entrevista na televisão. As pessoas e suas histórias sempre foi o que mais me atraiu. Os livros preferidos, sempre foram às biografias. Desta maneira quando aos 16 anos precisei escolher a faculdade para cursar, escolhi a comunicação social, e aí, um leque de opções se abriu a minha frente. A internet já começa a se difundir, ainda de uma maneira primitiva e discada, mas já era possível ver o que vinha, e tive a certeza que estava entrando em um universo que eu trabalharia com muito prazer.


Portal NMT:  São várias as áreas no jornalismo, porque optou pela coluna social?

Luciano: Sempre digo que foi o colunismo social que me escolheu, pois não foi algo pensado, a comunicação sim, o colunismo aconteceu. E quando ele bateu a minha porta eu decidi abraçar, encarar e fazer dele o meu passaporte para o mundo.


Portal NMT:  Quais foram os principais desafios na carreira?

Luciano: Os desafios como em todas as profissões são muitos, mas dois são mais evidentes. O primeiro é a falta de bibliografias e estudos na área, ainda hoje passados 20 anos, não existe uma especialização, um curso de aperfeiçoamento colunismo social. É preciso observar, arriscar e ter muito bom senso. O outro foi à revolução tecnológica que passamos nestes últimos 20 anos. Iniciei fotografando com máquinas analógicas e hoje é possível fazer a coluna somente com o celular. É um processo de aprendizado constante, se atualizar diariamente, e incorporar novas plataformas que surgem, e se você não está nelas, fica para trás, e cai no esquecimento. Hoje não sou mais colunista social de jornal e/ou revista, hoje sou um colunista social multimídias.


Portal NMT:  Qual o momento mais marcante na atuação como colunista social?

Luciano: Nossa!!! Entre tantos, citar apenas um, é bem complicado. Mas entre os principais com certeza está ter a história dos 19 anos de Expodireto Cotrijal contadas através das minhas coberturas sociais. Isso me enche de orgulho.


Portal NMT: Passou por alguma dificuldade?

Luciano: Para mim é bem complicado falar sobre dificuldades, pois as não encaro como coisas ruins, muitas delas nos fazem melhores, nos ajudam a evoluir pessoalmente e profissionalmente. Se algo se apresenta na nossa frente como não esperamos ou desejamos é para nos tirar da zona de conforto e nos fazer pensar, agir e mudar.


Portal NMT: Quais foram as suas experiências profissionais? Nos relate a sua trajetória.

Luciano: Iniciei no Correio Regional de Não-Me-Toque, depois fui colunista do jornal Diário da Manhã de Carazinho e também neste tempo, trabalhei na Rádio Diária AM, produzindo um programa de variedades, todas as manhãs. Após fui para o Grupo Gazeta, onde assumi a produção executiva e iniciei meu trabalho de coluna social eletrônica, com o extinto site lucomvoce. Paralelo, era colunista da Revista D Fato de Carazinho. Há 14 anos fui convidado para fazer parte da Revista Contato Vip, onde estou até hoje assinando coluna social, juntamente com colunas semanais no Jornal A Folha e mensais na Revista Momento. Estes são os principais, mas neste tempo todo, escrevi para muitas revistas, por tempos menores. São muitas páginas escritas e incontáveis histórias relatadas.


Portal NMT: Hoje você reside em Carazinho. Como você define a cidade de Não-Me-Toque?

Luciano: A minha grande paixão. Todos em Carazinho sabem e me tem como referência de Não-Me-Toque, não nasci aqui, mas escolhi esta cidade para ser a minha terra, onde tenho as minhas raízes, os amigos verdadeiros. É o meu lugar no mundo, que quando volto, sinto que é o meu lar. Minha ligação com Não-Me-Toque jamais poderá ser medida, tão pouco esquecida. A cidade da gente, é a que está no nosso coração.


Portal NMT: Como você recebeu a notícia da homenagem da Câmara de Vereadores?

Luciano: Com uma alegria muito grande e muita emoção, pois como já disse amo este lugar, aqui minha história começou a exatos 20 anos, no dia 7 de março de 1998. Receber esta homenagem em casa, pois aqui é a minha casa. É saber que faço o meu trabalho, que tenho o respeito de uma comunidade, que aprendeu colunismo social comigo, pois não tenho registro de outro colunista em Não-Me-Toque, que tenha trabalhado por uma sociedade como tenho feito desde 1998.


Portal NMT:  Se não fosse colunista social, qual seria sua área de atuação?

Luciano: Seria Relações Públicas, é algo semelhante aos outros ramos da comunicação, sou publicitário e jornalista. Mas algo que ainda pretendo trabalhar é com a terra, na produção de alimentos orgânicos, livres de agentes químicos como pesticidas convencionais, fertilizantes e agrotóxicos. A saúde vem da mesa, mas para isso precisamos prestar atenção ao que estamos ingerindo. Cada vez mais tenho observado a qualidade nutricional do alimento e menos sua aparência e suas calorias.


Portal NMT: Nesses 20 anos, você acompanhou o avanço da tecnologia na informação. O que espera para os próximos anos?

Luciano: Eu espero consciência, que as pessoas aprendam a ter discernimento e façam bom uso de se ter uma câmara 24 horas na mão, conectada com o mundo. Hoje temos visto tanta exposição desnecessária, tanta necessidade de transmitir aos demais os acontecimentos, mas isso é feito de forma amadora, sem ética e principalmente respeito. Uma pergunta norteia o meu trabalho: Qual a importância desta informação para a vida de quem vai ler? Este mesmo princípio eu tenho nas postagens em redes sociais e nos compartilhamentos de informação.


Na quarta-feira (07), Luciano será homenageado pela Câmara de Vereadores de Não-Me-Toque. O ato solene está marcado para às 9 horas, no estande da Câmara na Expodireto Cotrijal. 

Comentários


image.png
bottom of page