Poder Legislativo adere a campanha do Outubro Rosa

@AscomCâmaradeVereadoresdeNMT

Neste mês, a Câmara de Vereadores de Não-Me-Toque adere a campanha Outubro Rosa, um movimento mundial para a conscientização e o controle do câncer de mama. Durante o mês, o laço alusivo à campanha está fixado na porta de acesso à Casa do Povo.  Além disso, a sala da presidência também recebeu uma decoração especial para lembrar a importância da prevenção.


O câncer de mama é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo inteiro. Segundo, o INCA (Instituto Nacional de Câncer) corresponde a 28,1% dos novos casos de câncer no Brasil. Podendo 30% dos casos ser evitados através da adoção de hábitos saudáveis, como a prática de atividade física, uma alimentação saudável, evitando o consumo de bebidas alcoólicas e mantendo o peso corporal.


É importante que as mulheres realizem um autoexame regularmente, observando toda e qualquer alteração nas mamas. Os principais sintomas são:


- Caroço (nódulo) fixo, endurecido e, geralmente, indolor;

- Pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja;

- Alterações no bico do peito (mamilo);

- Pequenos nódulos na região embaixo dos braços (axilas) ou no pescoço;

- Saída espontânea de líquido dos mamilos.


Observando qualquer um desses sintomas, as mulheres devem procurar uma orientação médica. A realização do exame de mamografia, recomendado a mulheres entre 50 e 69 anos (a cada dois anos), também aumenta as chances de um diagnóstico precoce.


Ao aderir a esta causa, o que se pretende é alertar a população feminina sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.


A programação do Outubro Rosa segue neste sábado (21), com o Chá Outubro Rosa, a partir das 16 horas, no Restaurante Eventus. Na oportunidade, o oncologista Luciano Alt falará com o público feminino sobre o câncer de mama. Também no sábado, das 7h30min às 11h30min, serão realizados exames preventivos com sala de espera motivacional, na Unidade de Saúde Central.

5a4e2ef62da5ad73df7efe6e_edited.png
  • Instagram
  • Facebook - Círculo Branco
  • Twitter - Círculo Branco
  • YouTube - Círculo Branco

© COPYRIGHT 2019, PORTALNMT

TERMO DE USO   |  PRIVACIDADE

WhatsApp-icone.png