top of page

Grazmec: Principais métodos e técnicas de tratamento de sementes


O tratamento de sementes é uma das práticas agrícolas mais importantes, garantindo eficiência e boa produtividade. Esse processo pode ser realizado de diferentes maneiras visando sempre elevar o potencial germinativo da cultura através da proteção das sementes.


Principais métodos e técnicas utilizados no tratamento de sementes

  • Molhamento: essa técnica consiste na inserção de ativos em quantidades suficientes para proteger a semente do ataque de bactérias, fungos e nematóides. Isso garante ao produtor rural redução nos custos com pulverização de químicos;

  • Peliculização: nesse método a semente é recoberta por polímeros (resina natural, açúcares, mucilagem e amido), criando uma camada lisa que facilita a semeadura e a germinação. O uso de corantes no processo auxilia na identificação da cultivar;

  • Inoculação: Esse processo de tratamento possui custo maior e destina-se a sementes que necessitam de grandes quantidades de nitrogênio, como soja e feijão. É vantajoso pois elimina a necessidade de adubação química, já que são adicionadas bactérias que auxiliam na produção de gás.

Com base nesses três métodos, a Grazmec desenvolve máquinas tratadoras que realizam uma cobertura completa e uniforme da semente. Com alta tecnologia aplicada aos nossos produtos, buscamos combater os efeitos negativos das pragas no momento do plantio, contribuindo com os agricultores a produzirem mais e com melhor qualidade.


O tratamento de sementes é uma técnica que, além de atuar na prevenção e controle de pragas e doenças, é essencial para garantir um estande adequado de plantas, com uniformidade, vigor e resistência. Realizado de maneira ideal é um grande diferencial para uma safra com resultados elevados.


bottom of page