top of page

Projetos Câmara Mirim e Pintando a Cultura e Valorizando as Tradições são discutidos com a Secretari


O presidente da Câmara de Vereadores de Não-Me-Toque recebeu na tarde da última quarta-feira (13), a secretária municipal de Educação, Eli Donatti. O encontro também contou com a participação da diretora, Nicole Daudt, do assessor da Mesa Diretora, Samuel Marques e da assessora de Comunicação, Poliana Glienke.

A Câmara de Vereadores Mirim foi criada em 1983 através da lei municipal nº 863 e alterada em 27 de dezembro de 2012, através da lei nº 4.144. Desde então, a Câmara Mirim transformou-se em um evento tradicional e obrigatório no município, integrando-se as atividades anuais do Poder Legislativo. Para a 36ª edição, algumas mudanças serão realizadas no projeto com o objetivo de aproximar ainda mais os jovens da política.

No próximo dia 20 de fevereiro inicia o ano letivo nas escolas municipais e na primeira semana de março, a Câmara iniciará o roteiro de visitas nas escolas para explicar aos alunos o Projeto Câmara de Vereadores Mirim, o papel do Vereador, sua importância no regime democrático e como se dá uma eleição, ressaltando princípios éticos e morais.

Para esta edição, poderão participar da Câmara Mirim, alunos do 6º ao 8º ano do Ensino Fundamental das escolas municipais, estaduais ou particulares do município. A campanha eleitoral acontecerá durante todo o mês de março até meados de abril quando será realizada a eleição em cada escola. A posse dos novos Mirins está prevista para o dia 09 de maio, às 19 horas, no Plenário Dr. Otto Stahl. No dia 14 de maio está agendada a viagem de estudos à Porto Alegre, onde os Vereadores Mirins do último mandato e da atual legislatura irão conhecer o Tribunal de Contas do Estado – TCE, Palácio Piratini e Assembleia Legislativa.

Durante o primeiro semestre deste ano, os Mirins irão conhecer a estrutura pública, como a Câmara de Vereadores, Prefeitura e secretarias municipais. Em setembro, no dia 30, será realizada a 1ª sessão ordinária Mirim. Na ocasião, os alunos irão apresentar nos seus discursos o que aprenderam nas visitas realizadas até então. No dia 02 de dezembro, será realizada a 2ª e última sessão ordinária Mirim.

Os Mirins também participam de diversos eventos ao longo do ano, como sessões solenes, palestras, Desfiles de 7 de Setembro e 20 de Setembro, entre outros. 

Já o Projeto Pintando a Cultura, Valorizando as Tradições teve sua primeira edição em 2018 e já despertou o interesse dos alunos e professores. Participam do projeto, todos os alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, das escolas municipais, estaduais e particulares. Os mesmos devem demonstrar através da pintura/desenho o que entendem e o que julgam interessante da Semana Farroupilha. Os melhores desenhos serão expostos na Câmara de Vereadores. Na reunião, também ficou acordado a possibilidade dos alunos vencedores apresentarem o trabalho no Desfile da Semana Farroupilha. O prêmio aos vencedores ainda será definido pela Câmara de Vereadores em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. O projeto é desenvolvido durante todo o mês de setembro. 



Fonte: Ascom Câmara de Vereadores

bottom of page