top of page

Sensei Cristiano Costa: Karatê-Do promove concentração e disciplina

Autoria: Shobukai Karate/Sensei Cristiano Costa


A estrutura emocional da MENTE, é um dos fatores que diferencia os seres humanos. Aspectos mentais estão conosco o tempo todo em todos os lugares e nas mais diversas situações. O nosso atual momento exige que sejamos competitivos no mercado de trabalho e sendo assim precisa- se criar resiliência em superar às próprias fraquezas.


Derrotas e vitórias fazem parte do nosso dia à dia, e o que muda é o ponto de vista e atitude de uma pessoa para a outra. Pessoas de sucesso não se importam com os fracassos ou uma ou outra derrota da vida. A mente de uma pessoa bem sucedida, busca a superação a todo o instante. Mas ser bem sucedido vai além dá área profissional, está ligado também com a vida em família e social. Características mentais são treinadas com a prática integral do karatê. O poder de concentração se desenvolve com a disciplina, colocada a prova nas aulas.

Tudo o que acontece ao nosso redor é uma resposta de nós mesmos, basta observar como estamos emocionalmente e isso só precisa de alguns segundos.

Quando uma criança recebe treinamento para desenvolver o magnetismo mental, certamente ela crescerá com um perfil diferente das demais e estará no controle das suas próprias emoções. Medo raiva, insegurança, ansiedade não fazem bem à saúde corpórea e mental.

O karatê contém técnicas para lapidar não só os golpes de combate para defesa pessoal , mas treina amplamente o ser como um todo, explorando o potencial existente internamente dentro de cada praticante. Quando isso é despertado na criança, então trazemos a tona às qualidades de um vencedor.


bottom of page