top of page

Stara: 4 maneiras de economizar sementes no plantio


Você já parou para pensar a quantidade de sementes desperdiçadas durante o plantio? Pensando em minimizar esse prejuízo, a Stara oferece quatro tecnologias de Agricultura de Precisão. Com elas, você ganha em produtividade, qualidade, precisão e economiza sementes.


Conheça as tecnologias da Stara que vão lhe ajudar:


1. Sistema de Desligamento Linha a Linha


O Sistema de Desligamento Linha a Linha desliga automaticamente as linhas de plantio no exato momento em que o controlador Topper 5500 detecta uma área onde o plantio foi realizado anteriormente. Desta maneira, evita o desperdício de sementes e aumenta a produtividade.


Com esse sistema, a economia média de sementes é de 5,03%, eliminando a sobreposição das linhas de plantio e a competição entre as plantas.


2. Zero Amassamento


Uma tecnologia exclusiva da Stara, lançada recentemente, o Zero Amassamento realiza o plantio com desligamento automático das linhas de semente no lugar que acontecerá o tráfego de pulverizadores e distribuidores.


Essa tecnologia gera uma economia média de até 4% de acordo com a largura de aplicação e dos rastros. O Zero Amassamento está disponível para plantadeiras Stara com Topper 5500 e Sistema de Desligamento Linha a Linha.


3. Sistema Control


O Sistema Control possibilita regular instantaneamente a taxa de sementes e fertilizantes da máquina, através do controlador Topper 5500. Com essa tecnologia as plantadeiras realizam o plantio à Taxa Variável, que é regulada através dos mapas de prescrição de sementes ajustados para cada região e zona de manejo da sua lavoura. O Sistema Control consegue regular a taxa de sementes de 0,1 em 0,1 sementes por metro (linear).


Desta forma, proporciona um plantio eficiente com a taxa adequada de sementes, sem desperdícios e aproveitando o máximo potencial produtivo de cada zona de manejo.

Estudos mostram que a regulagem instantânea de sementes, oferecida pelo Sistema Control, gera uma economia de 5,7% no plantio de milho e 4% na soja.


4. Syncro


Mais uma tecnologia exclusiva da Stara, o Syncro permite sincronizar até quatro plantadeiras para trabalharem no mesmo talhão. Como com o Syncro existe a comunicação entre as máquinas evita o transpasse e as plantas sobrepostas, proporcionando economia de sementes.


As plantadeiras trabalhando sincronizadas garantem um plantio homogêneo e aumentam a produtividade por evitarem a competição entre plantas.


bottom of page