top of page

Stara: Uma trajetória de amor e dedicação ao trabalho


Dedicação, muito trabalho e amor pela sua profissão, essas são algumas características que descrevem Luiz Carlos Pires da Silveira. Há 27 anos ele atua como torneiro mecânico na Stara e hoje com 66 anos não deseja parar, pelo contrário, almeja seguir trabalhando porque ama o que faz.


A história de Luiz na Stara começou em 1992 quando um amigo falou sobre uma vaga. Desde então, a vida de Luiz se mistura com a trajetória de sucesso da empresa. “Sempre trabalhei na mesma função. Eu gosto muito de ser torneiro mecânico, ainda não parei de trabalhar porque gosto da minha profissão. Tenho 66 anos, já arrumei minha vida, eduquei meu filho e estou aposentado há 20 anos, mas sigo aqui na Stara, pois faço uma coisa que eu amo”, conta Luiz.


Ao longo de quase três décadas, Luiz viu a Stara crescer, evoluir e tornar-se uma das principais marcas do agronegócio, isso tudo, segundo ele, porque a empresa sempre teve uma gestão focada no desenvolvimento.


“A Stara só pensa em crescer. Desde que eu estou aqui só vi o Sr. Gilson de cabeça erguida. Estava aqui quando ele assumiu a presidência, na época éramos pouco mais de 200 colaboradores. Três meses depois que ele assumiu já estávamos com mais de 500, tamanho foi o crescimento”, relembra o colaborador.


Agora com mais de 3.600 colaboradores e com unidades em Carazinho, Santa Rosa e na Argentina, a Stara segue transformando a vida de milhares de pessoas, criando boas oportunidades e levando cada vez mais tecnologias para o campo.


Para Luiz é essa evolução constante que torna a Stara diferente. “Os produtos fabricados aqui são muito bons. Além disso, todo o ano estamos inovando e temos lançamentos, isso faz com que o agricultor veja o crescimento da empresa e acredite cada vez mais nela. Quando vejo as máquinas nas lavouras chega dar um arrepio de saber que foi a gente que fez aquilo, que passou pelas minhas mãos e pelas mãos de todos aqui.”

“Eu só tenho a agradecer a empresa pela oportunidade, é muito bom fazer parte da Stara. Essa minha trajetória aqui é um prêmio, a empresa me acolheu”


Assim como a Stara transformou sua vida, Luiz busca mostrar para as futuras gerações que elas também podem construir uma carreira de sucesso na empresa, desde que estejam dispostas a se dedicar ao trabalho. “Hoje as gerações são muito diferentes, mas eu sempre procuro passar um pouco da minha experiência de vida para eles, incentivando a pensarem no futuro, a terem uma família, uma casa, um carro, ressaltando que para isso eles precisam trabalhar, ter uma profissão para poder se estabelecer.”


Essa troca de experiências entre as diferentes gerações e as amizades criadas com os colegas de trabalho dentro da Stara são alguns dos fatores que fazem Luiz gostar tanto de estar na Stara. Para ele cultivar o bom relacionamento é fundamental no ambiente de trabalho.


Quando olha para trás Luiz percebe as grandes transformações que a Stara passou ao longo dos anos. O desenvolvimento, o crescimento e a tecnologia só ajudaram a fortalecer uma empresa que sempre teve como alicerce principal a evolução constante. Hoje, ele tem a certeza de que a Stara se manterá forte, mesmo diante das adversidades. “A diferença da Stara de quando eu comecei para hoje é muito grande. É uma empresa gigante que todo mundo deseja trabalhar. E agora com a gestão do Átila, ela vai seguir crescendo e evoluído, pois ele se criou aqui dentro, desde pequeno acompanha tudo e sabe como funciona.”


Para o futuro, Luiz deseja poder acompanhar toda essa evolução de perto. “Eu quero trabalhar até quando eu puder, ter uma vida boa e seguir sempre acompanhando a Stara e os meus amigos que estão aqui. Também gostaria que meu filho trabalhasse na empresa, conversamos muito sobre isso, porque a Stara é uma empresa sólida, tem um crescimento tão seguro e firme que tenho certeza que vai seguir por muitos anos”, afirma o colaborador.


Emocionado Luiz finaliza com um agradecimento especial a Stara. “Eu só tenho a agradecer a empresa pela oportunidade, é muito bom fazer parte da Stara. Essa minha trajetória aqui é um prêmio, a empresa me acolheu, me deu tudo o que eu precisei. Por isso me sinto realizado em trabalhar aqui há quase 30 anos.”


bottom of page