Vereadores Mirins visitam Secretarias Municipais

@AscomCâmaradeVereadoresNMT

A Câmara de Vereadores Mirim de Não-Me-Toque iniciou nesta terça-feira (23), o roteiro de visitas às secretarias municipais. Inicialmente, os Mirins Taylor, Felipe, Natanieli, Arthur e Maria Clara, acompanhados de assessores visitaram a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, localizada em anexo ao Hospital Alto Jacuí, antigo Posto Central. Pedro Paulo Ninow, responsável pelas pastas de Agricultura e Meio Ambiente falou sobre a função de cada secretaria e levou os Mirins para conhecer todos os setores e repartições.

A Secretaria Municipal de Agricultura é dividida em vários setores, entre eles, o Sistema de Inspeção Municipal – SIM que tem como objetivo controlar a qualidade dos produtos de origem animal, além de monitorar e inspecionar o local de produção. A secretaria também disponibiliza do setor de blocos. Além disso, a pasta é responsável pela Feira do Produtor, onde produtores familiares se utilizam do espaço para vender seus produtos. A feira acontece todas as terças e quartas-feiras e aos sábados. Já o setor da Patrulha Agrícola tem como função auxiliar os pequenos produtores rurais, que não têm máquinas e equipamentos agrícolas em sua propriedade. Atualmente a Patrulha Agrícola possui quatro tratores, uma plantadeira, uma starplan, um subsolador, um distribuidor, dois encanteiradores, duas roçadeiras, um triturador de galhos, um pulverizador e um perfurador de solos.

No setor de Meio Ambiente, a preocupação maior dos Mirins foi com a coleta do lixo doméstico. Segundo informações da pasta, Não-Me-Toque produz diariamente aproximadamente de 10 a 15 toneladas de lixo. O mesmo é encaminhado até o aterro de Palmeiras das Missões, cerca de 120 km, através da empresa Cimpex. O custo mensal do Executivo Municipal com a destinação do lixo doméstico é de R$114.090,87. Na ocasião, também foi repassado aos Mirins as datas e locais do recolhimento das podas. Já sobre a coleta de lixo eletrônico, a próxima campanha será realizada no dia 08 de dezembro.

Sobre a derrubada, plantio e replantio de árvores, Pedro afirmou que é preciso uma licença para a derrubada de árvores nativas. Se houver autorização por parte da secretaria, no perímetro urbano a cada árvore derrubada é necessário o plantio de uma outra. Já no interior, a cada árvore derrubada, deverão ser plantas outras 15 nativas. 

Na Secretaria Municipal de Assistência Social, a responsável pela pasta é a professora Maria Malaquias. Na secretaria são oferecidos inúmeros serviços, atendendo as necessidades da população desde a gravidez até o funeral.

São oferecidos programas como o Bolsa Família, Família Integrada, Grupos de Terceira Idade, além do Centro de Educação Integrada – CEI, que atende crianças em turno inverso as aulas. No local são oferecidas oficinas, como de esporte, música e informática. Neste ano, o CEI completa 25 anos de atividades. 

No Centro de Referência de Assistência Social - CRAS são oferecidos atendimentos psicossociais, ações como visitas domiciliares, encaminhamentos e orientações, estudos sociais, acolhimentos, promoção ao acesso de documentação pessoal, cadastramento socioeconômico, elaboração de relatórios e prontuários, atendimentos individuais ou grupais, encaminhamento do Passe Livre Intermunicipal. Diariamente são oferecidos 120 almoços aos alunos do CEI e Família Integrada. 

Já no Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS são atendidas, crianças, adolescentes, jovens, mulheres, pessoas idosas, pessoas com deficiência, e famílias, que vivenciam situações de ameaça e violações de direitos por ocorrência de abandono, violência física, psicológica ou sexual, exploração sexual, situação de rua, vivência de trabalho infantil e outras formas de submissão a situações que provocam danos e agravos a sua condição de vida e os impedem de usufruir de autonomia e bem-estar.

A Secretaria também é responsável pela campanha de Distribuição de Roupas. A próxima será realizada neste sábado, dia 27 de outubro, das 7 às 12 horas junto a antiga Escola Solano, com entrada pelo Posto de Saúde Central.

Os Mirins também conheceram a estrutura do Abrigo Institucional. Atualmente dois jovens são abrigados na Casa. Desde a sua fundação, 26 crianças e jovens já foram atendidos pelo Abrigo.

As visitas dos Mirins às secretarias terão continuidade nesta quinta-feira (25), quando os jovens políticos irão conhecer a estrutura da Secretaria Municipal de Obras. Em caso de chuva, a visita será remarcada. 




5a4e2ef62da5ad73df7efe6e_edited.png
  • Instagram
  • Facebook - Círculo Branco
  • Twitter - Círculo Branco
  • YouTube - Círculo Branco

© COPYRIGHT 2019, PORTALNMT

TERMO DE USO   |  PRIVACIDADE

WhatsApp-icone.png